sábado, 24 de março de 2007

Pequeninos mas franzinos


A selecção nacional RUGBY conseguiu o apuramento para a fase final do campeonato do mundo, a realizar em França no presente ano. Das vinte equipas, a nossa é a única selecção amadora qualificada para o mundial. Mais uma vez se mostra que somos pequeninos de tamanho, mas de grandes feitos.
.
Curioso o facto de esta notícia ter passado apenas em rodapé em alguns jornais... bem, na verdade não é tão estranho assim, se nos recordarmos que neste mesmo dia havia jogo da selecção nacional de futebol, jogo de qualificação para o Euro'08.
.
Poderia agora começar aqui num discurso sobre o mérito de cada selecção, sobre o serviço noticioso em portugal ser monopolizado pela futebol - ficando de fora muitas outras modalidades, muitos outros campeões - mas claro que isso não passaria de um mero "sermão aos peixes". É aquilo que todos sabemos... não é novidade... é a pedra no sapato que incomoda, mas que acabamos por nos habituar.
.
Felizmente, há sempre quem rejeita esta aceitação passiva, que abane mundos e empurre os limites. Mostra disso são os muitos campeões que temos nas diversas modalidades, porém, campeões anónimos para a generalidade da população.
.
Numa era onde as actividades físicas são tão valorizadas, onde em cada esquina há um ginásio ou um clube, onde os papás se matam a trabalhar para meterem os seus "campeões" em actividades e academias... espero que neste "ufa ufa" urbanos encontremos a sensatez de dar espaço a todos... onde se celebre as várias conquistas... onde se dê os parabéns a atletas e treinadores, e se interesse pelo trabalho feito por ambos.... onde se vá ao estádio para apoiar estes pequenos heróis.
.
.
ps: na noite após o jogo de acesso ao mundial de rugby os "lobos" foram festejar à boa moda portuguesa pelas ruas do uruguai. resultado? alguns mais "animados" acabaram a ver a lua aos quadradinhos e não vieram no voo da manhã juntamente com a selecção. .... "amadores"...
.
ps2: depois de "Compromisso: nunca desistir!", o seleccionador Tomáz Morais já anunciou um novo livro ainda na mesma temática. Até lá, podemos sempre a vê-lo (e especialmente ouvi-lo) nas aulinhas de rugby da lusófona ou nas sessões de "liderança e comunicação" que ele anda fazendo aqui por terras lusas.

Sem comentários: