Hoje as criançinhas do 4º e 6º ano realizaram a Prova Aferida de Língua Portuguesa.
.
Ok...em parte até compreendo a angústia dos professores perante esta traição do ME, porque esta iniciativa quando foi anunciada já decorria o presente ano lectivo (mais uma vez, o facto de já se ter realizado em anos anteriores jamais poderia prever que, algum dia, fosse alargada a todas as turmas do 4º e 6º ano de escolaridade). Para aliviar a tensão do momento, foi logo anunciado que - e tal como o nome da prova indica - esta prova não contaria para efeitos de avaliação, uma vez que o propósito é verificar e não classificar.
.
Mas o "mal" estava feito, e com aviso ou não, trata-se sempre de uma AVALIAÇÃO, essa coisa condenável, esse momento para o qual nunca estamos suficientemente preparados, essa prova que só serve para constatarem o que não sabemos!
.
Hoje logo pela manhã lá se fizeram ouvir os sindicatos dos professores, relembrando que "sim sr, a avaliação é uma coisa muito importante.......mas assim não!". E depois a grande contestação: "sendo esta uma prova cujo resultado não é utilizado na avaliação dos alunos, o verdadeiro propósito do ME com a sua aplicação será avaliar os professores".
.
O QUÊ? EU OUVI BEM: "AVALIAR PROFESSORES"??? mas isso existe? ...e eu a pensar que era um mito! "finalmente" pensei eu...mas pelos visto faço parte de uma minoria, porque mais uma vez a classe de professores que se manifestou voltou a mostrar o seu descontentamento perante esta situação onde os docentes são julgados de uma forma tão desprotegida.
.
Então volta a velha problemática:
- se temos sugestões?!? pois, isso não temos...
.
.
Questão final => afinal quem tem mais medo da avaliação: os alunos ou os professores?
ps: depois da prova fui falar com os alunos e a sua reacção foi "fácil! muito fácil", e que agora só pensavam na de matemática, já na próxima 5ª feira. Ainda tentei falar com os professores, mas já tinham ido embora......
Sei que não se trata de uma grande novidade para a maioria de população portuguesa. Mas pelos visto esta iniciativa do ministério de educação (ME) apanhou muitos professores do 1º ciclo de surpresa. O facto de esta prova já ter sido aplicada em anos transactos - ainda que só a uma amostra da nossa população escolar - não foi razão suficiente para os preparar para esta catástrofe.
.
Ok...em parte até compreendo a angústia dos professores perante esta traição do ME, porque esta iniciativa quando foi anunciada já decorria o presente ano lectivo (mais uma vez, o facto de já se ter realizado em anos anteriores jamais poderia prever que, algum dia, fosse alargada a todas as turmas do 4º e 6º ano de escolaridade). Para aliviar a tensão do momento, foi logo anunciado que - e tal como o nome da prova indica - esta prova não contaria para efeitos de avaliação, uma vez que o propósito é verificar e não classificar.
.
Mas o "mal" estava feito, e com aviso ou não, trata-se sempre de uma AVALIAÇÃO, essa coisa condenável, esse momento para o qual nunca estamos suficientemente preparados, essa prova que só serve para constatarem o que não sabemos!
.
Hoje logo pela manhã lá se fizeram ouvir os sindicatos dos professores, relembrando que "sim sr, a avaliação é uma coisa muito importante.......mas assim não!". E depois a grande contestação: "sendo esta uma prova cujo resultado não é utilizado na avaliação dos alunos, o verdadeiro propósito do ME com a sua aplicação será avaliar os professores".
.
O QUÊ? EU OUVI BEM: "AVALIAR PROFESSORES"??? mas isso existe? ...e eu a pensar que era um mito! "finalmente" pensei eu...mas pelos visto faço parte de uma minoria, porque mais uma vez a classe de professores que se manifestou voltou a mostrar o seu descontentamento perante esta situação onde os docentes são julgados de uma forma tão desprotegida.
.
Então volta a velha problemática:
- sim à avaliação dos professores...mas de preferência, à avaliação dos outros!
- e como fazer essa avaliação?...não, desta forma nao! da outra também não pode ser! - se temos sugestões?!? pois, isso não temos...
.
Resumindo: diz-se que sim, mas depois só criam barreiras, problemas, dificuldades! Parece que querem transformar a profissão de professor numa "terra de ninguém", onde o anonimato e a mediocridade são o que caracteriza estes Dr.'s. .......uups......... já chegámos a esse ponto???
..
.
Questão final => afinal quem tem mais medo da avaliação: os alunos ou os professores?
.
.
.ps: depois da prova fui falar com os alunos e a sua reacção foi "fácil! muito fácil", e que agora só pensavam na de matemática, já na próxima 5ª feira. Ainda tentei falar com os professores, mas já tinham ido embora......
Sem comentários:
Enviar um comentário