terça-feira, 22 de maio de 2007

Avaliação: esse bicho papão

Hoje as criançinhas do 4º e 6º ano realizaram a Prova Aferida de Língua Portuguesa.

Sei que não se trata de uma grande novidade para a maioria de população portuguesa. Mas pelos visto esta iniciativa do ministério de educação (ME) apanhou muitos professores do 1º ciclo de surpresa. O facto de esta prova já ter sido aplicada em anos transactos - ainda que só a uma amostra da nossa população escolar - não foi razão suficiente para os preparar para esta catástrofe.
.
Ok...em parte até compreendo a angústia dos professores perante esta traição do ME, porque esta iniciativa quando foi anunciada já decorria o presente ano lectivo (mais uma vez, o facto de já se ter realizado em anos anteriores jamais poderia prever que, algum dia, fosse alargada a todas as turmas do 4º e 6º ano de escolaridade). Para aliviar a tensão do momento, foi logo anunciado que - e tal como o nome da prova indica - esta prova não contaria para efeitos de avaliação, uma vez que o propósito é verificar e não classificar.
.
Mas o "mal" estava feito, e com aviso ou não, trata-se sempre de uma AVALIAÇÃO, essa coisa condenável, esse momento para o qual nunca estamos suficientemente preparados, essa prova que só serve para constatarem o que não sabemos!
.
Hoje logo pela manhã lá se fizeram ouvir os sindicatos dos professores, relembrando que "sim sr, a avaliação é uma coisa muito importante.......mas assim não!". E depois a grande contestação: "sendo esta uma prova cujo resultado não é utilizado na avaliação dos alunos, o verdadeiro propósito do ME com a sua aplicação será avaliar os professores".
.
O QUÊ? EU OUVI BEM: "AVALIAR PROFESSORES"??? mas isso existe? ...e eu a pensar que era um mito! "finalmente" pensei eu...mas pelos visto faço parte de uma minoria, porque mais uma vez a classe de professores que se manifestou voltou a mostrar o seu descontentamento perante esta situação onde os docentes são julgados de uma forma tão desprotegida.
.
Então volta a velha problemática:
- sim à avaliação dos professores...mas de preferência, à avaliação dos outros!
- e como fazer essa avaliação?...não, desta forma nao! da outra também não pode ser!
- se temos sugestões?!? pois, isso não temos...
.
Resumindo: diz-se que sim, mas depois só criam barreiras, problemas, dificuldades! Parece que querem transformar a profissão de professor numa "terra de ninguém", onde o anonimato e a mediocridade são o que caracteriza estes Dr.'s. .......uups......... já chegámos a esse ponto???
.
.
.
Questão final => afinal quem tem mais medo da avaliação: os alunos ou os professores?
.
.
.
ps: depois da prova fui falar com os alunos e a sua reacção foi "fácil! muito fácil", e que agora só pensavam na de matemática, já na próxima 5ª feira. Ainda tentei falar com os professores, mas já tinham ido embora......

Sem comentários: