segunda-feira, 14 de janeiro de 2008

R u kidding me?!

O centro comunitario e paroquial da Ramada abre no primeiro dia útil de cada ano - 2 Janeiro - as inscrições para o jardim de infância, para as crianças a admitir no início do ano lectivo de Setembro. Na tentativa de conseguirem um lugar, os pais sujeitam-se a ficar 24 horas numa fila de espera (ao frio e à chuva), uma vez que as vagas são preenchidas por ordem de inscrição.
.
É assim.... noutras zonas do pais onde dizem que não há crianças o ME vai e fecha as escolas, enquanto que aqui em odivelas não há forma de se criarem as condições necessários para se construirem novas instituições escolares.
:
:
Falta de espaço?! ... não me parece. Apesar de transformada num autêntico jardim de cimento, ainda se vislumbram grandes quadrados de "terra selvagem" esquecida, e prontinhos para se dar um uso justificável.
.
Falta de crianças?! ... as escolas existentes estão a abarrotar. As turmas estão cheias e nem com malabarismos se conseguem criar horários que satisfaçam as necessidades. O pre.escolar público é escasso, proliferam as iniciativas privadas ($$$$), e o 1º ciclo é uma confusão e desorganização que por vezes mais parece um filme de comédia.
.
Falta de recuros humanos?! ... bem, nem vale a pena dissertar sobre a quantidade de professores e educadores com disponibilidade para integrar projectos educativos.
:
Falta de investimento na zona?! ... este dormitório da urbe lisboeta está em permanente crescimento. Prova disso é a construção de mais dois mega pólos urbanisticos no concelho. Nem o facto de não termos centro de saúde nem hospital, não termos tribunal, e de as escolas serem poucas e estarem cheias, parecem demover a vontade dos construtores em continuarem a investir aqui. Vai ver estão maravilhados pela ideia vendida pela cãmara de que esta zona se trata de "terra de oportunidades". Quais oportunidades?! não sei... a única que me vem à memória é o facto de se conseguir num trajecto de carro de 20 minutos passar por 4 centros comerciais e todas as variantes de hipermecados que existem.
.
Resumindo, aqui não se nasce... não se educa .... não se fica doente ... não há problemas juridicos ... e já agora, aconselha-se a que não se morra também (que o cemitério só tem uma campa livre)

Sem comentários: